Por: Armanda Cunha

A FIGURA: 
Helton
P erdeu a titularidade esta época mas nunca a postura. O guarda-redes do FC Porto continua a saber o que fazer na baliza, mesmo só sendo utilizado por Lopetegui nos jogos da Taça de Portugal. Aos 38 minutos desviou para canto um livre de Barge que levava perigo. Já perto dos 90 fez a intervenção do jogo ao defender com o braço uma tentativa de Kukula. Pouco mais teve a fazer, mas o brasileiro impõe sempre respeito na baliza.

OUTROS DESTAQUES:

Aboubakar: 
C inco jogos e mais de um mês depois, o camaronês voltou a marcar. Ponta de lança de eleição para Lopetegui, Aboubakar continua a ser essencial e desta vez assinou a passagem à 6.ª eliminatória da Taça. Podia ter feito o segundo golo do FC Porto aos 72’, mas rematou à figura do guarda-redes do Feirense.

Barge:
Um dos nomes que mais saltou à vista do Feirense. Nos primeiros instantes do jogo parecia que a equipa da casa ia dar luta, mas depois começou a perder ritmo e a partir dos 20 minutos o defesa direto foi o único capaz de fazer o esférico aproximar-se da baliza do FC Porto. Dois livres, aos 38 e aos 45 minutos, assustaram o adversário e o primeiro até obrigou Helton a uma defesa apertada. Para além de ter criado perigo no ataque, evitou que a sua equipa sofresse o segundo golo, já depois dos 90, ao cortar um remate cruzado de Corona.

Makaridze: 
Sofreu um golo mas, de resto, esteve sempre atento. O guarda-redes georgiano do Feirense fez duas intervenções seguidas, à passagem do minuto 72. Primeiro, apareceu à figura de Aboubakar que surgiu isolado depois de uma assistência de Evandro; e logo a seguir negou o golo a Alberto Bueno.

José Angél:
Fez aquilo que se pedia e segurou bem o lado esquerdo da defesa do FC Porto. Titular apenas pela segunda vez em jogos oficiais (foi utilizado na eliminatória anterior da Taça de Portugal, frente ao Angrense), o defesa espanhol tirou o lugar a Cissokho, que parece não ter espaço na equipa de Lopetegui.