A federação do Taiti preocupa-se com a felicidade dos jogadores. Por esse motivo, decidiu alterar o sistema de atribuição de pontos nos campeonatos. Mesmo em caso de derrota, os clubes recebem pontos para que «ninguém fique triste».

«Não queremos que ninguém fique triste. Com este sistema, mesmo que uma equipa perca todos os jogos, não terá zero pontos no final da temporada. O futebol é, antes de mais, alegria», afirmou o presidente do organismo, Charles Ariiotima.

Em caso de vitória, em vez dos habituais três pontos, a equipa conquista quatro, os empates são premiados com dois pontos e os derrotados recebem um ponto. A única situação em que uma equipa não conquista nenhum ponto é quando não comparece no jogo.
A decisão, inédita, foi aprovada pela FIFA e tem sido um sucesso no país.

«Desde que adotámos este novo sistema, os jogos ganharam outra intensidade. Isto melhorou o nosso futebol e a seleção nacional do país», garantiu Ariiotima.

Na ilha da Polinésia Francesa, a popularidade do futebol tem sido crescente. Na última temporada, existiam mais de 15 mil jogadores registados, num país com cerca de 180 mil habitantes.