O seleccionador da Finlândia, Stuart Baxter, considerou o encontro com Portugal «muito importante» para as duas equipas, mas, sobretudo, para os anfitriões, ainda que o «respeito» seja mútuo. «Carlos Queiroz está sob pressão por causa da Suécia», justificou o técnico inglês, referindo-se ao próximo jogo de qualificação para o Mundial 2010, que terá lugar a 28 de Março, no Estádio do Dragão.
Em quatro partidas disputas com a Finlândia, Portugal venceu apenas uma, em 1991, empatou duas e perdeu a outra, estatística que reflecte as dificuldades de defrontar «uma equipa escandinava». Neste sentido, Stuart Baxter compreende a escolha da sua selecção para preparar um outro desafio. «Temos um futebol e uma forma de jogar semelhante à da Suécia», acrescentou.
O seleccionador foi obrigado a dispensar, devido a lesão, Teemu Tainio, Mika Väyrynen e Peter Enckelman, devido a lesão, substituindo-os apenas por Tim Sparv e Niki Mäenpää.
São esperados cerca de 50 adeptos finlandeses no Estádio Algarve, que, no total, não deve apresentar mais de meia casa, ou seja, 15 mil apoiantes.
A Finlândia deve alinhar de início com Jääskeläinen na baliza; Pasanen, Tihinen, Hyypia e Kallio na defesa; Johannson, Heikinen, Eremenko e Kolkka no meio-campo; enquanto na frente vão estar Litmanen e Forsell.
Niki Mäenpää, Veli Lampi, Juha Pasoja, Tim Sparv, Daniel Sjölund, Kuqi, Tomi Petrescu, Berat Sadik e Juha Hakola devem sentar-se no banco de suplentes.