Há uma semana, o fundador da Wikipédia colocou uma mensagem na página da mais conhecida enciclopédia colaborativa da Internet a pedir seis milhões de dólares (4,3 milhões de euros) para fazer face aos custos da sua manutenção. Uma semana foi o que bastou para reunir esse dinheiro em donativos. Mais precisamente 6.174.622 dólares.

Jimmy Walles fez sempre questão que a Wikipédia funcionasse sem fins lucrativos e sem anúncios publicitários, um cunho que ainda se mantém. Porém, com o seu crescimento, aumentaram também as despesas com a gestão do tráfego, com software e material informático necessário para manter a enciclopédia em linha.

Além destes custos, na Wikipédia trabalham 23 pessoas, apesar ter cerca de 150 mil voluntários, que produziram mais de 11 milhões de artigos em quase oito anos de existência deste gigantesco wiki, que pode ser consultado em 265 línguas.

A quantia recolhida fará face a estas despesas e servirá ainda para investir na produção de novas funcionalidades para tornarem mais prático e rápido o acesso aos conteúdos.

Sem qualquer tipo de publicidade, o acesso à Wikipédia pode ser feito gratuitamente por qualquer internauta. Todos os meses, a página recebe mais de 275 milhões de visitantes.