A WikiCiências, explicou à Lusa o editor-chefe da publicação e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Ferreira Gomes, contém o «léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física».

Depois de identificado o número de termos a recolher, entre 200 e 600 por cada disciplina, começaram a ser preparados textos com a colaboração de professores e investigadores do Ensino Superior.

«O modelo da WikiCiências é colaborativo e os artigos ficam com indicação do autor e do editor, quem aprovou, o que funciona como certificação do texto que é apresentado», disse José Ferreira Gomes.

Neste momento, há 400 termos já publicados e 500 em processo de avaliação e melhoria.

«Lentamente iremos caminhar para alguns milhares de termos», afirmou, acrescentando que até ao final do ano deverão estar disponíveis mil entradas na enciclopédia.

A WikiCiências é apresentada na segunda-feira em Lisboa, numa cerimónia em que serão entregues também os prémios Casa das Ciências 2011.

A Casa das Ciências é um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian para promoção da aprendizagem das ciências nos ensinos básico e secundário.

O prémio visa distinguir os materiais «cientificamente correctos e didacticamente mais relevantes» utilizados pelos professores nas aulas.

«Desafiámos os professores a partilharem os materiais que usam nas aulas. Fizemos a recolha ao longo de um ano e, de entre todos, cerca de cem, seleccionámos os melhores», explicou José Ferreira Gomes.

A enciclopédia está disponível em http://wikiciencias.casadasciencias.org.