A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) revelou esta segunda-feira os candidatos indicados pelas federações desportivas para os prémios «Desportista do Ano».
 
Depois de Cristiano Ronaldo ter sido o nome escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol no ano passado, agora o nomeado é William Carvalho.
 
A grande surpresa na listagem é a não inclusão da campeã europeia Telma Monteiro, que em 2014 conquistou o tri de títulos de atleta feminina do ano e este ano se viu suplantada por Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), na indicação da Federação Portuguesa de Judo.
 
No setor masculino destaque também para a ausência do piloto Paulo Gonçalves, do remador Pedro Fraga e do mesa-tenista Marcos Freitas, que estiveram entre os cinco nomeados do ano passado. Na lista está, contudo, Rui Costa, que em 2014 igualou o recorde de três distinções consecutivas do atleta Nelson Évora, novamente nomeado este ano.
 
Nas listas apresentadas pela CDP, por indicação da cada uma das federações nacionais, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, jovem promessa, treinador e equipa, pontificam campeões e medalhados em campeonatos do mundo e da Europa.
 
Este prémio é atribuído anualmente pela Confederação do Desporto de Portugal no decorrer da Gala do Desporto, que terá lugar, a 11 de novembro, no Casino do Estoril.
 
Após a indicação das federações, um júri composto por mais de uma centena de personalidades ligadas ao desporto vai eleger os cinco candidatos finais de cada categoria.