A Espanha venceu este domingo a terceira Taça Davis da sua história. A selecção espanhola venceu a Argentina na final, em quatro partidas apenas. A conquista foi selada por Fernando Verdasco, que bateu José Acasuso em cinco sets pelos parciais de 6-3, 6-7 (3-7), 4-6, 6-3 e 6-0.
O triunfo de Verdasco foi tudo menos fácil. O espanhol contou até com alguma sorte a partir do momento em que o adversário jogou o último set fisicamente limitado: Acasuso chegou ao último set esgotadíssimo e com dores abdominais.
Chegou mesmo a receber assistência médica, mas fez questão em regressar ao court em Mar del Plata, na Argentina. Verdasco tratou então de colocar as bolas no fundo do campo, fazendo o adversário correr, pelo que Acasuso mostrou todas as fragilidades.
O resultado final do set mostra aliás o desnível entre os dois tenistas (6-1), depois de outros quatro sets bem mais disputados, que Verdasco começou por vencer, perdendo os dois seguintes e recuperando no quarto, quando estava proibido de perder.
A vitória de Verdasco significou a terceira vitória dos espanhóis e o triunfo na Taça Davis. A Argentina começou melhor, com Nalbadian a bater David Ferrer, mas a Espanha empatou ainda no primeiro dia com o triunfo de Feliciano Lopez sobre Del Potro.
No segundo dia, a Espanha passou para a frente com a vitória da dupla Feliciano Lopez e Fernando Verdasco sobre Nalbandian e Agustín Calleri, em pares. Faltava apenas mais um triunfo, que foi conseguido por Verdasco sobre Acasuso.
Resta dizer que o último confronto agendado para esta final da Taça Davis, entre Nalbandián e Feliciano López, já nem vai ser necessário, uma vez que a Espanha conquistou desde já o troféu por 3 vitórias contra apenas uma da Argentina.