Roger Federer impôs-se no Masters de Madrid de forma clara sobre o norte-americano James Blake, finalista vencido no Estoril Open. Ao tenista juntaram-se também nos quartos de final da competição Roddick, Djokovic, Murray, Del Potro e Nadal.
O tenista suíço, número dois do mundo, venceu por 6-2 e 6-4, necessitando de uma hora para finalizar o encontro a seu favor, e está nos quartos de final da competição espanhola. Nessa fase defrontará o também norte-americano Andy Roddick, que beneficiou da lesão de Nicolay Davydenko, que acabou por desistir.
Quem também acabou por ter a vida facilitada pela desistência de Philipp Kohlschreiber foi o número um do ranking ATP, Rafael Nadal, que passou aos quartos sem jogar.
Bem mais difícil de cair foi Andreas Seppi. Para passar à seguinte ronda, o sérvio Novak Djokovic teve de suar durante uma hora e trinta e oito minutos, vencendo por 6-4 e 6-4.
Quanto a Andy Murray, superou o espanhol Tommy Robredo, por 7-5 e 6-1. No confronto entre Juan Martín Del Potro e Stanislas Wawrinka, o argentino começou mal, mas superou o suíço com um resultado de 4-6, 6-4 e 6-4.
No quadro feminino, Dinara Safina e Jelena Jankovic confirmaram o favoritismo no torneio. A primeira afastou Lucie Safarova por 6-0, 4-6 e 6-3. A segunda superou Elena Vesnina de forma mais simples, por 62 e 6-2. Nos quartos estão já também Alona Bondarenko e Agnes Szavay.