O suíço Roger Federer venceu este domingo o torneio de ténis de Toronto, oitavo Masters Series da temporada, com uma vitória na final sobre o francês Richard Gasquet, com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-2. Federer, que esta semana completou 25 anos, conquistou no Canadá o 40º título da carreira e o sétimo da época, reforçando ainda mais a sua posição de líder da hierarquia mundial da modalidade.
Tal como nas três rondas anteriores, frente a Tursunov, Malisse e Gonzalez, o suíço precisou de três «sets» para vencer o encontro. Federer cedeu o primeiro parcial por 2-6, mas soube dar a volta por cima, ganhando com facilidade os dois «sets» seguintes, por 6-3 e 6-2, alcançado a sua quinta vitória em seis confrontos com o tenista francês.
A única vitória de Richard Gasquet, de 20 anos, sobre o tenista suíço aconteceu na meia-final do torneio de Monte Carlo de 2005. O francês, que tem estado num momento de forma brilhante, tentava em Toronto o quarto título da carreira e o terceiro desta temporada, em que já venceu os eventos de Nottingham e Gstaad.