Três dos principais favoritos à vitória em Wimbledon começaram esta segunda-feira o torneio da melhor forma, entrando a vencer e de forma concludente. O líder do ranking mundial, o suíço Roger Federer, deu no seu palco favorito uma enorme prova de boa forma batendo o francês Paul-Henri Mathieu pelos parciais de 6-4, 6-2 e 6-4, e acabour por sair de cena sob uma estrondosa ovação.
O australiano Lleyton Hewitt, terceiro cabeça de série, campeão de Wimbledon em 2002 e finalista este ano do primeiro torneio do Grand Slam, na Austrália, derrotou o belga Christophe Rochus por claros 6-3, 6-3 e 6-1. Não se ficando nada atrás de Federer. Finalmente, russo Marat Safin, quinto cabeça-de-série, também venceu em três sets frente ao tailandês Paradorn Srichapan, pelos parciais de 6-2, 6-4 e 6-4.
Na competição feminina, a russa Anastasia Myskina, vencedora de Roland Garros em 2004, trouxe os principais motivos de interesse do primeiro dia ao sentir enormes dificuldades para ultrapassar a jovem (18 anos) checa Katerina Bohmova, que chegou da qualificação. Myskina debateu-se com problemas físicos no ombro direito e só ao fim de três sets conseguiu o triunfo, pelos parciais de 5-7, 7- 6 (7-4) e 6-4. De resto, a norte-americana Lindsay Davenport e a francesa Amélie Mauresmo venceram sem problemas a russa Alina Jidkova e a húngara Melinda Czink.