É o melhor triunfo de Frederico Gil no ano de 2010, pelo menos se olharmos ao ranking do opositor: o tenista português derrotou Tommy Robredo, número 38 da tabela ATP. Tudo aconteceu esta segunda-feira no Torneio de Gstaad, na Suíça, dotado de um prize money no valor de 450 mil euros.

A partida durou 2h14 e teve os parciais de 4/6, 7/5 e 6/1. «Entrei um bocadinho mais nervoso e fui-me soltando a pouco e pouco. Tacticamente, sabia o que tinha de fazer. Como estamos a jogar em altitude (mil metros), tinha de bater alto sobre a rede e sempre que pudesse vir para a frente, pressioná-lo», explicou Gil, actual número 83 do mundo, no final do jogo.

«Demorei algum tempo a estabilizar essa táctica, mas no final do segundo set e no terceiro já estava bem dentro do jogo. Aliás, já a partir de meio do primeiro set, eu senti que estava a subir e ele a quebrar um pouco. O nível de ténis foi muito alto e ele jogou sólido. Mas acreditei sempre que podia vencer», disse o tenista português.

O próximo adversário de Gil só será conhecido amanhã e sairá do duelo entre Andrey Golubev (37.º) e Yuri Schukin (147.º), dois tenistas do Cazaquistão.

Ténis: Portugal vence Chipre na Taça Davis