Frederico Gil, número 91 do ranking ATP, despediu-se da segunda ronda do quadro principal de singulares do Open Austrália ao perder frente ao tenista francês, número 12 do ranking, por 4-1. Num embate que durou 2.29 horas o português foi eliminado pelos parciais de 6-4, 6-3, 1-6 e 6-2.

No primeiro «set» Gil ofereceu resistência ao entrar com quebra de serviço e conseguir teve vantagem de 2-0 mas não conseguiu evitar dois pontos de «break» em seis do francês acabando por perder o embate por 6-4. No segundo «set» o francês não teve dificuldade em dominar a partida vencendo o jogador luso em 35 minutos.

No terceiro foi Gil quem conseguiu Monfils ao vencer com facilidade por 6-1 em apenas meia -hora. O francês viria a reagir, respondendo com um 6-2 para fechar o encontro.

Pela primeira vez, Frederico Gil disputou a segunda ronda de uma prova do «Grand Slam», igualando o feito de Nuno Marques em Melbourne, em 1991. Os pontos amealhados por Gil no Open da Austrália vão-lhe permetir superar Rui Machado (90.º) na tabela e recuperar o estatuto de melhor português no «ranking» ATP.