Frederico Gil desceu quatro lugares no «ranking» mundial de ténis, para 75º. Apesar de se ter qualificado para o quadro principal do Torneio de Barcelona e poder somar mais pontos, o melhor português de sempre perdeu esta semana um número superior de pontos conquistado em igual período do ano passado, que coincidiu com o Estoril Open. Rui Machado, por seu lado, subiu uma posição, para 128º, o seu melhor «ranking» de sempre.
Machado disputa esta semana o «challenger» de Sófia, na Bulgária. Quanto a Gil, joga já esta segunda-feira para a primeira ronda do Torneio de Barcelona frente a Yen-Hsun Lu, de Taiwan. E se ganhar segue-se de novo o número um do Mundo, Rafel Nadal. Gil já defrontou o espanhol na terceira ronda do Torneio de Miami, há duas semanas.
Nadal, que neste domingo conquistou pela quinta vez o Torneio de Monte Carlo, reforçou a sua vantagem no comando. Soma agora 15390 pontos, contra 10760 de Federer, eliminado cedo em Monte Carlo e agora mais ameaçado por Novak Djokovic, finalista no torneio do Mónaco, agora com 9520 pontos.