A tenista belga Justine Henin, antiga número 1 do mundo, anunciou esta quinta-feira um adeus definitivo à sua carreira no ténis, na sequência de uma lesão no cotovelo direito. Depois da eliminação na terceira ronda do Open Austrália pela tenista Svetlana Kuznetsova, Henin anunciou o seu adeus à modalidade.

«Realizei vários exames nos últimos tempos, que confirmaram ter sofrido uma grande recaída no cotovelo no Open da Austrália. Os exames são claros e os médicos disseram-me que o cotovelo está muito danificado para continuar a exercer a minha paixão e a minha profissão ao mais alto nível», anuncia a tenista através de uma carta endereçada a vários órgãos de comunicação social do seu país.

Depois de ter estado afastada entre Maio de 2008 e Janeiro de 2010 também devido a problemas no cotovelo, a tenista venceu dois torneios em 2010, sendo obrigada a parar novamente em Julho por lesão.

Na última actualização do ranking Henin estava na 13.ª posição, mas com a eliminação do Grand Slam da Austrália corria o risco de cair abaixo do top 30.