O tenista português Rui Machado está a dois triunfos de poder juntar-se a Frederico Gil no quadro principal do Open da Austrália, primeiro «grand slam» da temporada.
O jogador português, número 124 do «ranking» ATP, é o 10.º jogador mais cotado do torneio de qualificação e entrou a vencer o australiano Brydan Klein, 202.º na tabela, em dois sets, com os parciais de 7-5 e 6-2.
Na segunda ronda, agendada para a madrugada de quinta-feira, Rui Machado defrontará o norte-americano Alex Bogomolov, actualmente abaixo dos 300 melhores do Mundo (310.º).
Para quinta-feira está também marcada a estreia das duas portuguesas que tentam a entrada no quadro principal feminino, Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva.
Neuza Silva vai estrear-se na qualificação diante da grega Eleni Daniilidou, que já esteve entre as 20 melhores jogadoras do Mundo e bateu a portuguesa o ano passado no único frente-a-frente. Por seu turno, Michelle Brito, que completará 17 anos em finais de Janeiro e é a actual 111.ª do Mundo, cruza-se com a bielorrussa Ekaterina Ozehalevich, que tem como melhor lugar no «ranking» o 134.º posto obtido em Outubro de 2008.