Nicolas Almagro eliminou esta quinta-feira João Sousa do Estoril Open. O tenista espanhol precisou de recuperar de uma desvantagem de um set e admitiu que o início do encontro com o tenista português não foi fácil.

«Ele começou muito motivado, não cometeu erros praticamente nenhuns ao início e eu não consegui encontrar forma de causar danos ao seu jogo. No final do primeiro set comecei a jogar de forma mais agressiva. Tive dois pontos de break mas não consegui aproveitá-los», disse em conferência de imprensa após a vitória no encontro que ditou o apuramento para os quartos de final do torneio.

Almagro referiu que teve de reajustar o plano de jogo após um primeiro parcial. «No segundo e terceiro sets mudei um pouco a tática. Comecei a jogar com mais força. Ele perdeu consistência e começou a cometer erros», analisou.

Atualmente no 71.º lugar do ranking ATP, o tenista espanhol está longe do fulgor de outros tempos, nos quais chegou a ser top-10, meta que agora não considera ser «realista». «Nessa altura eu estava nos melhores momentos da minha carreira, num momento incrível. Agora é praticamente impossível voltar ao top-10, sinceramente. Voltar ao top-20? Isso implica ser regular. Vou trabalhar para isso.»

Conhecido pelo temperamento difícil nos courts, Almagro garantiu que é hoje uma pessoa mais tranquila. «Reconheço que fiz muitas coisas que não eram exemplares. Mas dizer que me arrependo seria muito fácil. Provavelmente direi que não me arrependo porque isso levou-me a ser o jogador que fui com as minhas virtudes e defeitos», atirou.