O tenista francês Richard Gasquet, campeão do Estoril Open de 2015, considera que o regresso aos courts da russa Maria Sharapova «será duro», depois de cumprir os 15 meses de suspensão por doping.

Gasquet, que cumpriu dois meses e meio de suspensão, em 2009, por ter acusado cocaína, considera que Sharapova enfrentará algumas dificuldades quando voltar à competição.

«Nunca é fácil regressar [aos courts] depois de tanto tempo. Mental e fisicamente, será duro para ela», comentou o atual 17.º do ranking mundial, a disputar neste momento o torneio de Pequim.

O gaulês foi suspenso por apenas dois meses e meio depois de ter alegado junto da Federação Internacional de Ténis (ITF) que a cocaína que acusou num controlo antidoping se deveu a um beijo numa discoteca a uma mulher que tinha ingerido a substância.

Na terça-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu para 15 meses a suspensão aplicada a Sharapova, por ter acusado meldonium num controlo realizado no último Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.

Inicialmente, foi aplicada à russa uma suspensão de dois anos, mas o TAS acabou por reduzir a pena para 15 meses, o que permitirá a Sharapova regressar à competição em abril de 2017.

A 07 de março, Sharapova tinha anunciado, em Los Angeles, Estados Unidos, que tinha acusado meldonium, substância de um medicamento que costumava utilizar há algum tempo, admitindo desconhecimento que tinha passado a ser proibido em janeiro.

A tenista defendeu então que tomava meldonium há dez anos, devido a problemas cardíacos e deficiência de magnésio e que desconhecia que o produto tinha passado a constar, a 01 de janeiro, da lista de substâncias proibidas.