A norte-americana Serena Williams, o austríaco Dominic Thiem e o russo Daniil Medvedev qualificaram-se para os oitavos de final do US Open, segundo ‘major’ de ténis da época, que está a decorrer em Flushing Meadows.

Num dos encontros mais aguardados da terceira jornada, Thiem, número três do ‘ranking’ ATP e segundo cabeça de série, perdeu um ‘set’, o primeiro nesta edição do US Open, mas conseguiu recuperar e eliminar o croata Marin Cilic, campeão em Nova Iorque em 2014, pelos parciais de 6-2, 6-2, 3-6 e 6-3, em duas horas e 27 minutos.

Garantido o triunfo diante Cilic, Thiem vai agora defrontar o jovem canadiano Felix Auger-Aliassime, de 20 anos, que ocupa o 21.º lugar da hierarquia mundial e venceu o francês Corentin Moutet, por 6-1, 6-0 e 6-4.

Já o russo Daniil Medvedev, finalista do US Open em 2019, continuou a impor o seu jogo no Arthur Ashe Stadium, desta feita ante o norte-americano J. J. Wolf (138.º ATP), de 21 anos, em três partidas, pelos parciais de 6-3, 6-3 e 6-2, em uma hora e 48 minutos.

Enquanto o italiano Matteo Berrettini (oitavo ATP), semifinalista há um ano em Nova Iorque, superou o norueguês Casper Ruud, por 6-4, 6-4 e 6-2, Roberto Bautista-Agut e Karen Khachanov foram eliminados na terceira ronda.

No setor feminino, Serena Williams, seis vezes campeã em Flushing Meadows, não entrou com o pé direito no Arthur Ashe Stadium diante a compatriota Sloane Stephens, também vencedora em Nova Iorque, em 2017, mas conseguiu dar a volta ao encontro para assegurar a continuidade em prova, por 2-6, 6-2 e 6-2.

O próximo desafio da norte-americana (oitava WTA), que, aos 38 anos, procura o 24.º título do Grand Slam, é a grega Maria Sakkari (22.ª WTA), responsável pela derrota da também jogadora da casa Amanda Anisimova, por 6-3 e 6-1.  

Tal como Serena Williams, a jovem Sofia Kenin, campeã do Open da Austrália e uma das candidatas ao triunfo em Nova Iorque, assegurou a passagem aos oitavos de final, ao bater a tunisina Ons Jabeur, por 7-6 (7-4) e 6-3.

A bielorrussa Victoria Azarenka superou a polaca Iga Swiatek, pelos parciais de 6-4 e 6-2, numa jornada em que a norte-americana Madison Keys, sétima pré-designada, desistiu quando perdia frente à francesa Alizé Cornet, por 7-6 (7-4) e 3-2, devido a uma lesão nas costas.