Rafael Nadal regressou aos courts após cerca de quatro meses de paragem por lesão e qualificou-se para a segunda ronda do Open da Austrália, primeiro torneio do Grand Slam da época.

O tenista espanhol de 32 anos, segundo do ranking mundial derrotou o australiano James Duckworth por 6-4, 6-3 e 7-5.

Nadal, que não jogava oficialmente desde a desistência nas meias-finais do US Open, por lesão no joelho direito, necessitou de duas horas e quinze minutos para derrotar o 238.º do ranking mundial de ténis.

«Não é fácil voltar depois de tantos meses sem jogar e, especialmente, contra um jogador tão agressivo como Duckworth. Estou muito feliz por começar assim depois de tanto tempo» sem jogar, disse o segundo cabeça-de-série do torneio que se realiza em Melbourne Park

Nadal, que já venceu este torneio em 2009, qualificou-se assim para a 2.ª ronda onde enfrentará o vencedor da partida entre o alemão Jan-Lennard Struff e o australiano Matthew Ebden.

Quem também já está na segunda ronda é o sul-africano Kevin Anderson, sexto do ranking mundial, que derrotou o francês Adrian Mannarino, 41.º do mundo, pelos parciais 6-3, 5-7, 6-2 e 6-1.

Esta é a primeira vitória do sul-africano no primeiro torneio do Grand Slam da época desde 2015. Vai agora defrontar o jovem francês de 20 anos Frances Tiafoe na próxima fase.

Também a alemã Angelique Kerber, número 2 do mundo, já se qualificou, ao vencer a eslovena Polona Hercog (92.ª do ranking) em dois sets, pelos parciais de 6-2 e 6-2.

Angelique Kerber vai agora enfrentar a jovem brasileira de 22 anos Beatriz Haddad Maia, que derrotou a norte-americana e 69.ª do mundo, Bernarda Pera.