Gastão Elias foi vencido pelo cansaço e pelo salvadorenho Marcelo Arevalo, caindo nos quartos de final do torneio «challenger» de Santiago.

O número dois nacional lutou, mas acabou derrotado pelo 207.º tenista do ranking, pelos parciais de 7-6 (7-4), 3-6 e 6-4, em duas horas e 21 minutos.

Depois de sobreviver a uma maratona de três horas, que terminou já na madrugada, Elias teve pouco tempo de descanso e isso notou-se no primeiro «set». Em vantagem até ao sexto jogo, após ter conquistado o «break» logo no terceiro e de ter estado perto de repetir o feito, o número dois nacional permitiu o «contra-break».

Mais consistente no serviço do que em encontros anteriores, o tenista da Lourinhã acabaria por perder o primeiro parcial no «tie-break», no qual costuma ser um especialista, por 7-4.

O destino de Elias parecia traçado quando, à entrada do segundo «set», foi quebrado pelo 207.º jogador mundial. No entanto, o sonho de garantir a entrada direta no quadro principal do Open da Austrália fez o português não desistir e devolver o «break» logo de seguida.

Desta vez, o 113.º tenista do ‘ranking’ não desaproveitou as oportunidades e, no oitavo jogo, adiantou-se definitivamente para ganhar o «set» por 6-3.

O cansaço físico tornou-se mais evidente à medida que o encontro dos quartos de finais ia avançando, com o quarto cabeça de série do torneio chileno a conceder o inoportuno «break» no oitavo jogo.

Sem nunca desistir, Elias evitou dois «match-points» no serviço de Arevalo, mas acabou por ver consumada a derrota no seu jogo.

Após meses de resultados distantes da sua qualidade, Elias está a ter um percurso bem-sucedido no seu périplo sul-americano. Nas últimas semanas, nunca perdeu antes dos quartos de final, tendo vencido em Campinas (Brasil) e sido finalista em Montevideu (Uruguai) e semifinalista em Buenos Aires (Argentina) e Guayaquil (Equador).