O tenista português Gastão Elias, segundo cabeça de série, qualificou-se na terça-feira para os oitavos de final do challenger de Le Gosier, em Guadalupe, ao bater o norte-americano Dennis Novikov.

Gastão Elias, 106.º do ranking mundial, superou Novikov, 164.º, em dois sets, pelos parciais de 7-6 (10-8) e 6-4, num embate que durou uma hora e 27 minutos.

O primeiro parcial não teve quebras de serviço, mas o português desperdiçou cinco, incluindo três consecutivos, com 5-5, e o norte-americano um, que foi também ponto de set, quando liderava por 6-5.

No tie break, Novikov voltou a ter um set point, com 7-6, mas já depois de Gastão Elias ter desperdiçado três seguidos, quando se adiantou por 6-3. O português ainda desperdiçou outro, com 8-7, mas fechou ao quinto, vencendo por 10-8.

O segundo cabeça de série dominou, depois, o início do segundo parcial, liderando por 3-0, com um break, mas perdeu o seu serviço ao quinto jogo. Com 4-4, Gastão enfrentou um break point, mas salvou-o e, depois, fechou no serviço do adversário.

Nos oitavos de final, o jogador luso vai enfrentar, na quinta-feira, o canadiano Filipe Peliwo, 186.º jogador mundial.