João Sousa conquistou no sábado a primeira vitória da temporada, ao derrotar o alemão Mischa Zverev na primeira ronda da fase de qualificação do ATP 500 de Acapulco, no México.

O número um português e 100 do ranking ATP travou um longo e renhido duelo com o germânico, 280.º colocado na hierarquia mundial, mas acabou por levar a melhor, ao fim de duas horas e 38 minutos, com os parciais de 7-5, 5-7 e 7-5.

Naquele que foi o terceiro encontro entre ambos, Mischa Zverev, antigo top-10 mundial e irmão mais velho de Alexander Zverev (7.º ATP), ainda teve oportunidade de passar para a frente no confronto direto, quando serviu a 5-4 para fechar o encontro, mas o minhoto, de 31 anos, ganhou três jogos consecutivos e desforrou-se do único desaire que havia sofrido diante o alemão, no Masters 1.000 de Indian Wells, em 2017.

Apurado para a segunda ronda do qualifying, João Sousa vai defrontar agora o jovem norte-americano Stefan Kozlov, antigo top-10 mundial de juniores, que se impôs na estreia ao compatriota Jordi Arconada, por 6-4 e 6-1.

Frederico Silva também somou uma vitória. O tenista português derrotou Jason Jung, do Taipé, e garantiu no sábado a passagem à segunda ronda da fase de qualificação do ATP 500 de Acapulco, no México.

O esquerdino das Caldas da Rainha, que figura no 173.º lugar do ranking ATP, conseguiu ultrapassar o adversário, número 148 da hierarquia mundial, em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-3, ao cabo de uma hora e 36 minutos.

Consumado o triunfo, Frederico Silva, de 25 anos e que em fevereiro disputou pela primeira vez na carreira o quadro principal de um torneio do Grand Slam, no Open da Austrália, vai ter pela frente o alemão e também esquerdino Cedrik-Marcel Stebe (133.º ATP) na segunda e penúltima ronda do qualifying.

Stebe superou o italiano Paulo Lorenzi, 160.º do ranking mundial, em dois sets, pelos parciais de 6-2 e 6-0, em uma hora e 20 minutos.