A líder do ranking mundial, Simona Halep, teve que suar durante três sets para vencer por 6-3, 6-7 (5/7) e 6-4 a norte-americana Sofia Kenin, 37.ª do ranking, e passar à terceira ronda do Open da Austrália.

Halep, que chegou à final do torneio no ano passado, seguia para uma vitória tranquila quando a norte-americana reagiu, aproveitou para ganhar vantagem e tentou evitar uma eliminação precoce, algo que parece ter surpreendido Halep.

«Não sei como ganhei hoje, tive de correr muito, fiquei um pouco mal no segundo set, mas continuei a lutar para vencer», afirmou a romena.

Na próxima ronda, a n.º 1 do ranking vai enfrentar a norte-americana Venus Williams (36.ª), que venceu Alizé Cornet, para lutar por um lugar nos oitavos-de-final. 

Na outra partida, Serena Williams, que procura igualar os 24 títulos do Grand Slam de Margaret Court, bateu Eugénie Bouchard, 79.ª da tabela WTA, com um duplo 6-2.

Na próxima ronda, a norte-americana, atual 16.ª do ranking, vai enfrentar a ucraniana Dayana Yastremska (57.ª), que venceu a espanhola Carla Suarez Navarro por 6-3, 3-6 e 6-1.

Caso vença a partida, Serena defrontará nos oitavos-de-final a irmã Venus Williams ou a líder do ranking mundial, Simona Halep.  

Refira-se que pela primeira vez desde Wimbledon 2009, as oito primeiras tenistas do ranking estão presentes na terceira ronda de um torneio do Grand Slam.