Carla Suárez Navarro é a nova campeã do Portugal Open. A tenista espanhola venceu a 25ª edição do torneio português batendo a russa Svetlana Kuznetsova por 2-1 na final, com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4, em 2:10 horas.

A primeira cabeça de série da prova conseguiu finalmente ganhar o torneio português depois de ter perdido as duas finais anteriores. Assim como este foi mesmo o primeiro troféu da carreira da atual nº15 do ranking.

Suárez Navarro declarou-se «muito contente por ter conseguido ganhar o primeiro torneio aqui». «É uma vitória que dará confiança», admitiu a espanhola explicando porquê: «Agora, quando chegar a uma final as outras jogadoras sabem e respeitam mais.»

Sensivelmente á mesma hora que começou a final feminina começou também a jogar-se a meia-final de pares masculinos onde ainda estavam os derradeiros jogadores portugueses no Portugal Open.

A dupla formada por Gastão Elias e João Sousa perdeu por 3-6 e 3-6 com o par formado pelo mexicano Santiago González e pelo norte-americano Scott Lipsky