O espanhol Rafael Nadal, al como o suíço Roger Federer, anunciaou que não estará presente no Masters 1000 canadiano de Toronto, torneio que antecede os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 05 a 21 de agosto.

«Lamento anunciar que não estarei disponível para jogar em Toronto este ano. Apenas pude treinar uma semana desde que recuperei da lesão e não estou preparado para um torneio tão importante», declarou o tenista espanhol.

As ausências de Rafael Nadal (número quatro mundial) e de Roger Federer (número três) juntam-se à já conhecida de Andy Murray (número dois), que recentemente venceu o torneio de Wimbledon.

Recentemente, Rafael Nadal foi, juntamente com Albert Ramos, autorizado pela Federação Internacional de Ténis (ITF) a participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A Federação Espanhola de Ténis (RFET) tinha recorrido da exclusão dos atletas espanhóis, por não cumprirem os critérios de qualificação para os olímpicos.

O britânico Andy Murray e a norte-americana Serena Williams vão defender no Rio de Janeiro os respetivos títulos olímpicos.

O número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, também estará presente.