João Sousa fez história ao apurar-se neste sábado para a final do Estoril Open.

Em declarações à TVI24 logo após eliminar o grego Stefanos Tsitsipas em três sets, o tenista português admitiu estar a protagonizar um torneio memorável.

«É uma semana de sonho. Sempre disse que este era o ano em que melhor me tinha preparado para este desafio. Tive alguns desaires nos anos anteriores, mas este ano estou a conseguir jogar bom ténis. Cada encontro tem sido uma grande batalha e uma grande vitória», disse ainda no court.

Sousa impôs-se no tie-break do derradeiro parcial e levou a melhor sobre um tenista de 19 anos que está a atravessar o melhor período de uma ainda curta carreira.

«É um grandíssimo jogador. Apesar de ser muito jovem, tem uma carreira muito promissora pela frente e tem vindo a jogar a muito bom nível. Depois de uma semana muito boa em Barcelona onde só perdeu para Nadal, consegui vencê-lo e isso dá-me muita confiança porque ele é um excelente jogador e sem dúvida que no futuro vai jogar ainda melhor», rematou.

Sousa fica agora à espera do vencedor da outra meia-final entre Frances Tiafoe e Pablo Carreño Busta para conhecer o nome do adversário no derradeiro encontro que vai realizar-se neste domingo, mas fez votos para que o espanhol, vencedor da edição de 2017, seja o opositor: «Gostaria imenso de jogar contra o Pablo: é um grande amigo fora do campo e é uma pessoa que eu admiro muitíssimo. Seria uma bonita final.»