O austríaco Dominic Thiem e o russo Daniil Medvedev asseguraram mais uma vitória no Open dos Estados Unidos, segundo major da época de ténis, enquanto a norte-americana Serena Williams liderou um grupo de mães até aos quartos de final.
Num dos duelos mais aguardados da jornada, Dominic Thiem, número três do ranking ATP e segundo cabeça de série, apresentou a sua melhor exibição nesta edição do US Open e não deu grandes oportunidades ao jovem canadiano Felix Auger-Aliassime (21.º ATP), de 20 anos, de impedir a derrota que acabaria por vir a sofrer, pelos parciais de 7-6 (7-4), 6-1 e 6-1, em apenas duas horas e sete minutos.
No regresso aos quartos de final, o austríaco, de 27 anos, vai defrontar o australiano Alex de Minaur, 28.º colocado na hierarquia mundial, que superou o canadiano Vasek Pospisil em três partidas, por 7-6 (8-6), 6-3 e 6-2, para garantir pela primeira vez a qualificação para os quartos de final em Flushing Meadows.
Já o russo Daniil Medvedev, número cinco ATP e terceiro pré-designado, apenas precisou de uma hora e 38 minutos no Arthur Ashe Stadium para eliminar Frances Tiafoe, o último norte-americano em prova, pelos parciais de 6-4, 6-1 e 6-0, e marcar encontro na fase seguinte com o compatriota Andrey Rublev.
O 10.º cabeça de série, de 22 anos, eliminou o italiano Matteo Berrettini (8.º ATP), semifinalista há um ano em Nova Iorque, em quatro sets, por 4-6, 6-3, 6-3 e 6-3, e assegurou o regresso aos quartos de final, depois da presença em 2017.
Na competição feminina, a norte-americana Serena Williams, seis vezes campeã em Flushing Meadows, voltou a perder um set, mas, ainda assim, conseguiu recuperar e levar a melhor diante a jovem grega Maria Sakkari, de 22 anos, pelos parciais de 6-3, 6-7 (6-8) e 6-3, em duas horas e 28 minutos.
Qualificada pela 15.ª vez na carreira para o lote das tenistas nos quartos do major norte-americano, a detentora de 23 títulos do Grand Slam, que em 2017 foi mãe de Alexis Olympia, vai medir forças com a búlgara Tsvetana Pironkova, a jogar o primeiro torneio desde que se estreou na maternidade, em abril de 2018, após a vitória desta diante a francesa Alizé Cornet, por 6-4, 6-7 (5-7) e 6-3.
Tal como Serena e Pironkova, a bielorrussa Victoria Azarenka, também ela mãe desde 2016, conquistou igualmente o direito de voltar a jogar os quartos de final, depois da última presença em 2015, ao superar a checa Karolina Muchova, por 5-7, 6-1 e 6-4.
A próxima adversária de Azarenka, finalista do US Open em 2012 e 2013, será a belga Elise Mertens, que surpreendeu a norte-americana Sofia Kenin, campeã do Open da Austrália e número quatro WTA, por duplo 6-3.
Sofia Kenin, 5.ª do ranking mundial e segunda cabeça de série, foi eliminada nos oitavos pela belga Elise Mertens.
Mertens, 18.ª do ranking mundial e 16.ª cabeça de série do torneio, precisou apenas de dois sets (6-3, 6-3) para vencer a partida.
A eliminação de Kenin, que venceu o seu primeiro torneio Grand Slam em fevereiro no Open da Austrália, surge após Karolina Pliskova, primeira cabeça de série, ter sido afastada na segunda ronda.
Mertens vai agora disputar com Victoria Azarenka, 27.ª do ranking mundial, uma vaga nas meias finais