Durante as quatro horas e 51 minutos que durou a final do US Open, Rafael Nadal conseguiu conter as emoções e controlar os nervos e derrotar Daniil Medvedev, mas, terminado o jogo e conquistado o ambicionado troféu, o tenista espanhol desfez-se em lágrimas.

No ecrã de de Flushing Meadows, um vídeo mostrava as suas 19 conquistas em torneios do Grand Slam, o público aplaudia, e, aí já não era preciso conter nada e Nadal deixou-se levar pela emoção.

«Foi uma final incrível», disse Nadal na entrevista após o jogo, não deixando de elogiar o adversário, Daniil Medvedev. «O verão dele foi um dos melhores que vi neste desporto. Todos viram porque já é o número quatro com apenas 23 anos. Conseguiu lutar, mudar os ritmos do jogo, tenho a certeza que vais ter mais oportunidades para vencer aqui».

LEIA MAIS: todas as notícias de ténis

«Esta vitória significa muito, especialmente pela forma como o encontro decorreu. Foi muito difícil, no final tive muitos nervos. Tinha o jogo quase controlado com 5-2, depois ficou 5-4 com break point. Foi um jogo de loucos. Estou muito emocionado», acresentou.

«Foi uma das noites mais emocionantes da minha carreira. Com aquele vídeo… o apoio dos espectadores foi fantástico», disse ainda Nadal.

Veja o vídeo que percorre os 19 títulos da carreira de Nadal: