«Já tinha esta certeza há alguns dias: não irei jogar mais», foi desta forma que o internacional alemão anunciou a retirada do futebol profissional ao jornal Suddeutsche Zeitung.

«O meu corpo estava a dar os sinais certos de que era altura de parar. As várias transferências e as lesões pesaram na balança», afirmou Hitzlsperger. Apesar de ter recebido várias propostas, o jogador alemão garante precisar de «um novo desafio».

O médio de 31 anos começou a sua carreira na formação do Bayern de Munique, mas foi contratado pelo Aston Villa antes de representar a equipa principal alemã. Também vestiu as camisolas do Chesterfield, Lazio, West Ham, Wolsfburgo e Estugarda, onde jogou mais de 150 jogos e conquistou o campeonato alemão em 2007.

O Everton foi o seu último clube, na temporada passada. Representou a seleção alemã por 52 vezes, que incluíram presenças nos Campeonatos da Mundo e da Europa.

Hitzlperger ficou conhecido por 'Der Hammer' (O Martelo), principalmente pela sua capacidade de fazer remates certeiros a longa distância.