Da festa à ansiedade, da esperança à loucura. O Tondela selou o regresso à Liga na visita à União de Leiria (2-0). Na 34.ª e última ronda da II Liga, os comandados de Luís Pinto esperaram 83 minutos para respirar, num encontro pleno de ansiedade e até distante da versão mais habitual dos beirões nesta campanha.
Em todo o caso, Miro e Roberto selaram o segundo título do Tondela, depois da conquista de 2015.
Na noite desta sexta-feira, o Tondela jogou em casa, uma vez que mais de três mil adeptos visitaram o Municipal de Leiria. Aliás, a maioria lotou 15 autocarros.
Recorde o desenrolar deste decisivo duelo.
Apesar da goleada nas bancadas, os beirões foram incapazes de dominar no relvado. À exceção da ameaça de António Xavier, ao nono minuto, os anfitriões registaram as investidas mais organizadas, valendo o guardião Bernardo Fontes para o nulo prevalecer até ao intervalo.
Aquando da pausa, o Alverca vencia o Portimonense (1-0) e o Vizela empatava na visita ao Marítimo (1-1). Por isso, o Tondela era “vice” à condição, obrigado a outro fulgor ofensivo para a etapa complementar.
Miro e Roberto, a dupla decisiva
A ansiedade dominou quase sempre a turma de Luís Pinto, despida de ideias e exposta aos contra-ataques dos pupilos de Silas – com destaque para o goleador Muñoz, que encerrou o campeonato com 15 golos, no topo com Anthony Carter (Alverca).
Para agravar, corria o minuto 71 no Municipal de Leiria quando ecoaram más notícias. O Vizela havia operado a reviravolta na Madeira, atirando o Tondela para o 3.º lugar, o que obrigaria a play-off.
Entre trocas, os visitantes assumiram – por fim – a iniciativa ofensiva nos derradeiros minutos, encontrando a receita para remeter a União à defesa.
Paulatinamente, a frustração dominou o banco de Luís Pinto, enquanto os adeptos se silenciaram – tal a preocupação. No relvado, a pressão era errática, a construção inexistente e o relógio implacável. Um estádio vazio de festa e um Tondela sem soluções. Até que surgiu o minuto 83.
Na sequência de um ataque pela esquerda, o experiente Roberto apontou ao segundo poste, patrocinando o décimo golo de Miro na II Liga. O ponta de lança angolano, de 22 anos, alcançou a quarta ronda consecutiva a marcar.
Contratado no verão, proveniente do Gil Vicente, Miro foi o herói do Tondela em vários capítulos.
Miro faz um golo que pode ser muito importante para o Tondela 🥵#sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalmeusuper #UDLeiria #CDTondela pic.twitter.com/S7m9C44D8s
— sport tv (@sporttvportugal) May 16, 2025
De energia renovada, o Tondela resistiu, tornou-se compacto e Roberto soltou a loucura aos 90+4m. Após cruzamento de Pedro Maranhão, o avançado de 36 anos mergulhou ao segundo poste. Seguiram-se momentos inesquecíveis. Roberto caiu de joelhos – tal como muitos colegas e elementos da equipa técnica – enquanto o treinador Luís Pinto acelerou pelo relvado.
Na segunda época pelo Tondela, Roberto prova que idade rima com experiência na II Liga. Uma assistência e um golo, depois de entrar aos 59 minutos. Decisivo.
Dez anos volvidos, o Tondela volta a coroar-se rei da II Liga, pela segunda vez.
A campanha termina com 64 pontos, um de vantagem sobre o Alverca e dois sobre o Vizela, que vai disputar o play-off. Ao leme esteve o “jovem” Luís Pinto, de 36 anos, na época de estreia na II Liga.
Num percurso iniciado na formação do Boavista, em 2011, passou por Salgueiros, Trofense, U. Leiria, até 2018. Seguiu-se a fase de afirmação como treinador principal, por Mirandela, Felgueiras, Real, Leça, Lus. Lourosa e Fafe.
O “homem do leme”, como é conhecido em Tondela, revelou dificuldades para falar após a conquista, sobretudo pelo turbilhão de emoções. Afinal, o Tondela viu o título e a promoção direta escaparem por momentos.
𝐃𝐄 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐀 💥
✍ Podem escrever: a #LigaPortugalBetclic está de volta a Tondela 🔰
Quantos 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗢̃𝗘𝗦 auriverdes temos aqui? 🏆 Muitos parabéns, @CDTondela1933!#LigaPortugal #LigaPortugalMeuSuper #CDT pic.twitter.com/zopIt2owRv
— Liga Portugal (@ligaportugal) May 16, 2025
Há dez anos, o Tondela celebrou a inédita conquista com Cláudio Ramos, Carraça, Fábio Pacheco…e Tozé Marreco no plantel. O timoneiro era Quim Machado.
Por fim, quanto à União de Leiria de Silas, encerra a campanha no 5.º lugar, depois de 12.º posto no regresso à II Liga.
Momento de comunhão entre adeptos e jogadores do Tondela 🫶#sporttvportugal #LIGAnasporttv #ligaportugalmeusuper #UDLeiria #CDTondela pic.twitter.com/AvzWVhFab9
— sport tv (@sporttvportugal) May 16, 2025