O Tondela confirmou esta quarta-feira, como o Maisfutebol já tinha anunciado, a saída do treinador espanhol Pako Ayestarán do comando técnico da equipa, após seis jogos sem vencer no campeonato e da goleada consentida diante do FC Porto (0-4) no Estádio do Dragão.

«A CD Tondela - Futebol SAD vem por este meio informar que decidiu colocar um ponto final na ligação com Pako Ayestarán», lê-se no comunicado do clube.

A saída do treinador de 59 anos acontece a oito jornadas do fim do campeonato e três dias depois de o emblema tondelense ter perdido no terreno do líder FC Porto, para a 26.ª jornada, naquele que foi o sexto jogo seguido sem vencer para o campeonato (cinco derrotas e um empate).

Na próxima jornada, o Tondela recebe o Arouca, no sábado.

No mesmo comunicado, o clube viseense destacou o percurso cem por cento vitorioso na Taça de Portugal, deixando-o muito perto da final, após o triunfo por 3-0 na receção ao Mafra, da II Liga, na primeira mão das meias-finais, e o 12.º lugar na edição de 2020/21 da I Liga.

«Chegado há cerca de época e meia, num total de 68 jogos oficiais pelo nosso clube, Pako Ayestarán fica na história do Tondela após a tranquila manutenção na temporada transata e, esta época, pela inédita qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal», rematou o clube, que remete para «breve» o anúncio da futura equipa técnica.

Pako Ayestarán, que coadjuvou Quique Flores no Benfica, em 2008/09, chegou ao Tondela depois de ter orientado os mexicanos do Estudiantes Tecos, Santos Laguna e Pachuca, os israelitas do Macabbi Telavive e os espanhóis do Las Palmas e do Valência, no qual sucedeu a Nuno Espírito Santo.