O Tondela vem de uma derrota caseira frente ao Estoril (0-2) e continua assim mergulhado no fundo da tabela classificativa. No lançamento da visita a Guimarães, Pepa abordou o futuro e falou ainda sobre a opção arriscada que tomou na última jornada.

O treinador decidiu lançar Pica, um defesa-central, como ponta-de-lança frente à equipa da Linha. O Tondela perdia pela margem mínima e Pepa inovou ao minuto 66: A solução, sem dúvida, foi colocar um jogador com uma entrega e raça muito nos limites, neste caso o Pica, que finaliza muito bem. Não foi por acaso, foi trabalhado e é uma opção que temos.

Apesar da derrota, a equipa continua a quatro pontos da linha de água: «Mesmo com esses ‘tiros nos pés' que temos dado, principalmente neste último jogo, continuamos a quatro pontos e é a isso que nos temos de agarrar. Respeitando muito a dimensão do Vitória, o nosso foco está nos três pontos.»

«Sabemos que vai ser um jogo difícil, com a dimensão do Vitória, a massa adepta, uma equipa com individualidades e um treinador com uma mística muito específica. É reconhecido, até pelo próprio Vitória, que esta é capaz de ser a melhor equipa dos últimos anos, mas eles não vão jogar sozinhos e o nosso objetivo é pura e simplesmente os três pontos, rematou Pepa.

O guarda-redes Claudio Ramos é a grande baixa, devido a castigo. Pité e Bruno Monteiro foram convocados, ao contrário de Dylan Flores, Jaquité e Ruca.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo Janota e Miguel Batista.

Defesas: Pica, Kaká, Jaílson, David Bruno e Osorio.

Médios: Claude Gonçalves, Hélder Tavares, Fernando Ferreira, Pedro Nuno, Pité e Bruno Monteiro.

Avançados: Miguel Cardoso, Jhon Murillo, Wagner, Murilo e Heliardo.