Portugal sofreu muito, mas venceu o Bahrain por 26-25, numa partida em que esteve quase sempre atrás do resultado.

Uma enorme exibição de Gustavo Capdeville na baliza portuguesa (13 defesas e eficácia de 43 por cento) ajudou a manter a equipa portuguesa num jogo em que a seleção lusa cometeu muitos, muitos erros. Este triunfo, o primeiro de sempre em Jogos Olímpicos, permite manter intacta a possibilidade de Portugal se apurar para a próxima fase.

O Bahrain, campeão asiático, desperdiçou um livre de sete metros a 12 segundos do final e Portugal teve depois cabeça fria para segurar a posse de bola até ao final do jogo.

A equipa de Paulo Jorge Pereira entrou bem na partida e liderou o marcador até metade da primeira parte, mas a partir daí começou a acertar muitas vezes nos ferros, a falhar remates dos seis metros e o campeão asiático aproveitou para fugir no marcador.

O Bahrain conseguiu várias vantagens de três golos e só a aposta no 7x6 do ataque português permitiu aproximar novamente a equipa lusa do empate, apesar da desvantagem de um golo que se registava ao intervalo (15-14).

Com demasiados erros - imagem muito pouco habitual nesta seleção - e vários remates falhados aos seis metros, o Bahrain esteve depois quase toda a segunda parte na frente, chegando ao empate apenas a três minutos do fim.

Na ponta final, e apesar de ter jogado com menos um jogador durante o último minuto e meio, a equipa portuguesa passou para a frente graças a um contra-ataque convertido por Pedro Portela, que fez o 26-25 a pouci mais de um minuto do fim, assegurando o triunfo luso.

O ponta direita acabou por ser o melhor marcador português, com seis golos, enquanto Mohamed Ahmed foi quem fez mais golos no jogo, num total de oito.

A vitória sorriu, apesar de todos os erros e de tanto sofrimento e Portugal soma os primeiros pontos, dois dias antes de defrontar a Suécia, que se sagrou vice-campeã do Mundo em janeiro.

Este resultado, conjugado com os restantes do grupo, permitem a Portugal estar em quarto lugar, que garantiria o apuramento, ao fim de duas jornadas disputadas. Recorde-se que seguem para a fase seguinte os quatro primeiros classificados de cada grupo. Na quarta-feira, a seleção portuguesa defronta a Suécia.

Classificação grupo B:

1. Dinamarca – 4 pontos

2. Suécia – 4 pontos

3, Egipto – 2 pontos

4. Portugal - 2 pontos

5. Bahrain – 0 pontos

6. Japão – 0 pontos

[artigo atualizado]