O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou a Patrícia Mamona para a felicitar por «mais um triunfo por Portugal» com a conquista da medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

«O Presidente da República felicita a atleta Patrícia Mamona por mais um triunfo por Portugal», disse, numa declaração à Lusa, a partir de São Paulo, Brasil, onde se encontra em visita.

Numa nota publicada depois no site da Presidência da República, Marcelo realça que, «além de confirmar as expectativas que todos tinham sobre o seu momento de forma, bateu o recorde nacional no triplo salto feminino».

«Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Patrícia Mamona», conclui a nota.

O primeiro-ministro, António Costa, também felicitou Patrícia Mamona, referindo que a atleta deu um exemplo de «enorme superação».

«Felicito a atleta Patrícia Mamona pela medalha de prata em Tóquio2020 no triplo salto. Uma prova incrível, um novo recorde nacional e mais uma demonstração de enorme superação. Um resultado que muito nos orgulha e que dá a Portugal a segunda medalha nestes Jogos Olímpicos. Parabéns!», refere António Costa numa mensagem no Twitter.

Patrícia Mamona conquistou a medalha de prata no triplo salto em Tóquio, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg).

Patrícia Mamona, de 32 anos, só foi batida pela venezuelana Yulimar Rojas, bicampeã do mundo, com 15,67 metros, novo recorde do mundo. No terceiro lugar ficou a espanhola Ana Peleteiro, com 14,87.

Também o gabinete do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu nas redes sociais o feito da atleta portuguesa.

«Muitos parabéns, Patrícia, pela tua fantástica medalha de prata e pela tua enorme marca que é recorde nacional! É com um gigante orgulho e com uma imensa alegria que celebramos esta tua grande conquista! A cada triplo salto fazes o país vibrar e sonhar contigo», refere.