Há sete jogos no fio da navalha, Gabriel viu em Alvalade a quinta cartolina amarela do campeonato. O totalista, único jogador de campo com esse estatuto até agora, é obrigado a parar na antepenúltima jornada da Liga. Deixa o técnico João de Deus com um problema em mãos no lado direito da defesa.

Números impressionantes do lateral do Gil que só esta época, aos 25 anos,chegou ao principal escalão do futebol português. O brasileiro contratado ao Penafiel conquistou o seu espaço no lado direito da defesa gilista e de lá não saiu mais.

Gabriel ombreou com o benfiquista Luisão no topo dos jogadores com mais minutos somados no campeonato português, sendo que o capitão dos encarnados parou mais cedo. A jogar há sete jogos consecutivos na iminência de ver a quinta cartolina amarela, o brasileiro encosta apenas à 28ª jornada, e antepenúltima, do campeonato batendo a concorrência. Foi o último totalista de campo a parar.

A indisponibilidade de Gabriel para a receção ao Estoril trás uma dor de cabeça a João de Deus, que terá de inventar um lateral direito. Na sombra do número 2 do Gil Vicente, o também brasileiro Éder Sciola deixou o clube de Barcelos apenas com um lateral direito no mercado de inverno.

A adaptação de um defesa, de um médio ou mesmo de um extremo para aquela posição deverá ser a solução encontrada pelo treinador do Gil Vicente. Alphonse, médio defensivo que regressou em janeiro do empréstimo à Oliveirense é uma das hipóteses para fechar o lado direito da defesa. Pek’s ou Avto também poderão atuar nessa posição.