Eduardo Salvio, ou Toto, como lhe chamam na Argentina e como o próprio, ao que parece, gosta de ser tratado. Em Portugal quase não houve tempo para ver o último reforço do Benfica.

Há sempre o Youtube, mas nos vídeos, quase sempre, aparecem momentos brilhantes e poucos defeitos. Aparecem golos, algumas jogadas, mas não o suficiente para se fazer uma avaliação mais completa. Por isso, o Maisfutebol falou com um antigo treinador de Toto, para saber, afinal, como vai ser caracterizada, ao que tudo indica, a ala direita dos encarnados.

Miguel Angel Tojo treinou Salvio nas camadas jovens da Argentina. Convocou-o para o Mundial de Sub-17, na Coreia do Sul, há três anos. Na análise, o realce para a capacidade de o novo camisola 8 da Luz usar o corpo. Mas primeiro, assim que ouviu o nome Salvio, soltou um suspiro: «Ahhh, Toto, guapo, guapo

Por fim, a análise do treinador. «O Toto é um avançado com força, com qualidade, que remata muito bem com os dois pés», começa por dizer Miguel Angel Tojo. «Treinei-o nos sub-15 e nos sub-17 da selecção argentina, na altura tinha muito para aprender, mas também tinha um enorme potencial», completa o técnico, que deixou os quadros da federação naquele ano do Mundial de Sub-17.

«Foi-se desenvolvendo, a saber estar em campo, até que chegou a um bom ponto e saiu para o Atl. Madrid», recorda, num percurso já conhecido na Europa e que, agora, o leva até à Luz.

Eduardo Salvio actuou no lado direito do meio-campo do Benfica. Miguel Angel Tojo não fica admirado. «Joga muito bem no flanco, faz muitas diagonais, desequilibra muito nesse aspecto», sublinha. No entanto, o Maisfutebol quis saber se havia algo em Salvio que o podia fazer parecer a Ramires.

O brasileiro ocupava a posição na época passada, mas já se percebia que o argentino era um jogador diferente, mais ofensivo e com menos capacidade de preencher o meio-campo defensivo. «Não lhe peçam para ser um volante, porque não o é, não é um médio. O Toto pode jogar a avançado ou no flanco, essas duas posições ele faz muito bem», esclarece o técnico argentino.

«Gaitán tem mais habilidade»

O que esperar então se Jorge Jesus colocar Salvio no lado direito? «Como flanqueador consegue chegar muitas vezes à linha de fundo e é um futebolista que faz golos, embora não se possa dizer que seja um goleador», conta Miguel Angel Tojo.

O ex-seleccionador dos sub-17 argentinos quis inteirar-se um pouco mais. «Como joga a equipa? Salvio, Aimar e Gaitán? Bem, posso dizer-lhe que é diferente de Nico Gaitán, esse tem mais habilidade, o Toto joga mais em força, é assim parecido com o Lavezzi, que está no Nápoles», reflecte Miguel Angel Tojo.

Por fim, o técnico quis deixar uma note sobre Salvio, o seu Toto como o chama. «Mentalmente é muito forte também e não tem medo de nada, já era assim quando era mais novo», concluiu.

Eduardo Salvio jogou apenas 23 minutos, na estreia na Liga portuguesa. Deu o lugar a Roberto, guarda-redes que entrou na partida com o V. Setúbal e defendeu uma grande penalidade, quando havia 1-0 para os encarnados. De Salvio pouco se viu, mas talvez muito se vá falar, a fazer fé nas palavras de Miguel Angel Tojo.