André Villas-Boas partilha a liderança da Liga Inglesacom o Arsenal e o seu Tottenham parece estar melhor do que nunca. Apesar de ter perdido Gareth Bale para o Real Madrid, a equipa orientada pelo português continua a somar bons resultados.

Olhando para os números percebe-se que a grande diferença está na eficácia defensiva. O Tottenham ainda só sofreu um golo em cinco jogos no campeonato e se contarmos todas as competições são oito os desafios apenas com esse tal golo concedido, precisamente na derrota com o Arsenal. O francês Giraud foi o único capaz de bater o guarda-redes Lloris.

Na Europa, só três outras equipas apresentam números deste nível. A Roma e o Inter de Milão, na série A italiana, também ainda só sofreram um golo, mas em quatro jogos, enquanto o Olympiakos continua a dominar na Grécia e só sofreu um golo em cinco jogos, apresentado por isso a mesma média do Tottenham.

Mais do que a defesa, a diferença em relação à época passada está no sistema defensivo, que começa com os dois enormes tampões existentes no meio-campo. Paulinho e Etienne Capoue vieram colmatar deficiências e apresentam-se como jogadores-chave na estratégia de Villas Boas. O brasileiro ainda tem tempo para ajudar no ataque e este fim-de-semana foi decisivo ao apontar o golo da vitória, já durante o período de descontos, no terreno do Cardiff City.

Questionado no final da partida se a equipa estava mais forte após a saída de Bale, o português explicou que as alterações táticas terão ajudado: «No ano passado, com dois avançados, provavelmente estávamos muito expostos. Ganhámos consistência, jogamos melhor futebol, conseguimos controlar o jogo, mas isto pode mudar rapidamente. Não vou forçar a minha argumentação neste momento. Digo apenas que neste momento parecemos fortes».