A França reclamou a medalha de bronze no Torneio de Toulon com uma vitória sobre Portugal por 2-1. A equipa gaulesa, comandada por Willy Sagnol, foi sempre mais adulta do que os comandados de Edgar Borges e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, tirando proveito de dois erros da defesa portuguesa. Um golo de Aladje a abrir a segunda parte ainda deu alguma esperança, mas os «Bleus» voltaram a crescer e seguraram a vantagem até final.

Com José Mário, Betinho e Dabó castigados, Edgar Borges teve de mexer na equipa com destaque para a adaptação de Edgar Ié ao lado direito da defesa. Portugal até entrou bem no jogo, com uma ala direita, com Ricardo Esgaio à frente de Ié muito ativa, mas uma falta em carrinho de Frederico Venâncio sobre Jeannot permitiu à França ganhar vantagem, aos 11 minutos, com Madibá a converter o castigo máximo. A Seleção Nacional reagiu bem, aumentando de imediato o ritmo de jogo e esteve muito perto de empatar: Tozé atirou a rasar o poste e Piqueti desviou de cabeça à barra.

Veja como vimos o jogo AO VIVO

No entanto, contra a corrente do jogo, a França voltou a marcar, aos 34 minutos, depois de mais um erro da defesa, com Viena a intrometer-se entre os centrais para desviar um cruzamento de Eysseric. O resultado ao intervalo era pesado para a seleção portuguesa e premiava o pragmatismo dos franceses, mas Poortugal voltou a acreditar depois de reduzir no primeiro lance da segunda parte, com Ricardo Esgaio a soltar Aladje que, depois de tirar um adversário da frente, atirou com o pé esquerdo. Terceiro golo do avançado do Aprilia que passa a ser, a par do mexicano José Abella, o melhor marcador do torneio.

Um golo que trouxe um novo alento e Ivan Cavaleiro, que tinha entrado ao intervalo, podia ter empatado logo a seguir, com um remate que passou muito perto do poste. A França demorou, mas acabou por reagir e Madibá esteve muito perto de matar o jogo com um remate ao poste. Sagnol deu novo sangue aos «Bleus» que voltaram a controlar o jogo diante de um Portugal que, com menos um dia de recuperação, foi perdendo gás. Aladje, a principal referência do ataque português, acabou mesmo por sair com problemas físicos e a equipa de Edgar Borges, já com Ricardo em campo, ficou sem referências na área francesa.

Portugal despede-se, assim, deste torneio, com um honroso quarto lugar, na preparação para o Campeonato do Mundo que vai decorrer, dentro de um mês, na Turquia. Esta terça-feira, Edgar Borges vai divulgar a lista final dos eleitos para essa competição.

FICHA DO JOGO

Estádio Municipal du Ray, em Nice

Árbitro: Sanchez González (Colômbia)

FRANÇA: Boucher; Sidibe (Landré, 65m), Coeff, Madiba (Wanga, 62m), Jeannot (Mayi, 59m), Mendy, Kebano, Eysseric, Traoré, Rose e Viena.

PORTUGAL: José Soares, Edgar Ié, Tiago Ferreira, Frederico Venâncio (Ricardo, 62m) e Kiko; André Gomes, Agostinho Cá e Piqueti (Ivan Cavaleiro, 40m); Ricardo Esgaio, Tozé (Tiago Silva, 57m) e Aladje (Ricardo Alves, 76m).

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores: Madibá (14m, gp), Viena (34m) e Aladje (41m).

Disciplina: cartão amarelo a André Gomes (48m), Traoré (71m).

Resultado final: 2-1.