Um golo do belga Bakkali, no último minuto de descontos, permitiu à seleção portuguesa terminar no 2º lugar do seu grupo, na primeira fase do Torneio de Toulon. O empate entre Bélgica e México (1-1), mesmo ao cair do pano, faz com que a equipa portuguesa volte a jogar no sábado, diante da França, para tentar a última vaga no pódio.

Depois da vitória tangencial de Portugal sobre a Nigéria, as contas mexicanas eram simples: em caso de vitória, acabavam em segundo, com outro resultado caíam para o terceiro posto. O golo de Flores, aos 31 minutos, pareceu decidir a partida, tanto mais que ate ao intervalo a selção mexicana continuou a mandar na partida.

Mas tudo mudou no segundo tempo: a Bélgica começou a rondar mais a baliza mexicana, dispondo das melhores ocasiões. Mesmo depois de reduzidos a dez, por expulsão de Ngawa, a seleção europeia estava por cima no jogo, mas incapaz de chegar ao empate. Já em período de descontos, nova expulsão de um belga, o defesa Godeau. Contra nove, o México tentou o segundo golo, e perdeu a bola, permitindo um contra-ataque suicida ao seu adversário, que com menos dois jogadores criou uma situação de superioridade numérica (!!), concluída pelo avançado do PSV. E Portugal, que tinha deixado fugir a vitória contra o México nos descontos, acabou por reentrar na discussão de um lugar de honra já quando ninguém o esperava.

Classificação final do grupo:

Brasil, 10 pontos, Portugal, 7; México, 5; Bélgica e Nigéria, 2.

Final (sábado):

Colômbia-Brasil

3/4ª lugares (sábado):

França-Portugal