Evgeni Petrov, ciclista de 27 anos da equipa Lampre, foi excluído da edição deste ano da Volta à França, depois de realizar exames sanguíneos. O ciclista russo apresentou valores anormais de hematocrito e hemoglobina no sangue, sendo suspenso por um período de 15 dias.
Petrov, que ocupava a 45ª posição da classificação geral individual, foi proibido de partir para a etapa desta terça-feira, sendo o primeiro atleta a ser excluído da edição deste ano do Tour.
Na passada segunda-feira, primeiro dia de repouso da «Grande Boucle», a União Internacional de Ciclistas (UCI), entidade responsável pela realização dos exames, realizou testes a 51 corredores de seis equipas, nomeadamente da Lampre. Desses 51 atletas apenas Petrov representa um caso anormal. Nestas situações, não é possível provar o recurso a substâncias dopantes, considerando-se que o atleta não pode correr por motivos de saúde.
O russo terá a sua licença retirada por 15 dias e no fim desse período fará novos testes, incluindo uma análise à urina para detectar vestígios de EPO. Se esse controlo for positivo incorrerá em sanções.
O português Nuno Ribeiro já se viu envolvido em situação semelhante esta época, tendo sido excluído da Volta a Itália por esse motivo.