Matteo Trentin (Omega Pharma) venceu a 14ª etapa da Volta a França, num total de 190,5 quilómetros, entre Saint Pourçain e Lyon.

O italiano, que venceu pela primeira vez uma etapa no Tour, teve de bater ao sprint o suíço Michael Albasini (Greenedge).

A etapa foi dominada por uma fuga de Julien Simon (Sojasun), anulada a pouco mais de um quilómetro da meta pelo grupo de 11 ciclistas que integrava Trentin e Albasini.

O pelotão chegou a 7,17 minutos, sem qualquer risco para o camisola amarela Christopher Froome (Sky). Os portugueses Rui Costa (Movistar) e Sérgio Paylinho (Saxo-Tinkoff) chegaram entre os demais competidores.

Na geral, Froome lidera com 2,28 minutos de vantagem sobre o holandês Bauke Mollema (Belkin) e 2,45 sobre o espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff). Rui Costa é 18º, a 14,22 minutos. Paulinho ocupa a 136ª posição, a 1, 45, 33 horas do líder.

A etapa deste domingo vai ligar Givors ao mítico Mont Ventoux, no sul dos Alpes, a 1912 metros de altitude, depois de 242,5 quilómetros percorridos, com várias contagens de montanha de quarta e terceira categoria. Um percurso que pode ser decisivo para as contas finais.