A atual edição da Volta a França vai ficar para a história pelo simples facto de ser a primeira vez em 103 edições que os 198 ciclistas inscritos no início da prova continuam em competição no final da primeira semana.

Nunca nenhum pelotão tinha chegado completo ao final da primeira semana, assinalada esta sexta-feira na sétima etapa, ganha pelo britânico Stephen Cummings (Dimension Data).

Apesar das quedas, entre as quais o espanhol Alberto Contador (Tinkoff), não houve qualquer desistência entre os 198 ciclistas que partiram do Mont-Saint-Michel.

Esta etapa também ficou marcada pelo primeiro controlo inopinado, com recurso a uma câmara térmica, para deteção de eventuais motores nas bicicletas. «Este controlo foi totalmente negativo. Haverá outros, sem que saibamos o momento ou o lugar», revelou o secretário de Estado francês do desporto, Thierry Braillard, à AFP.

Antes do arranque da Volta a França, o governo francês anunciou, em concordância com a União Ciclista Internacional (UCI), que iria recorrer a câmaras de alta definição, preparadas pelo centro de investigação da Comissão de Energia Atómica (CEA), para detetar eventuais motores nas bicicletas.