Ufa! Respire. O mercado de transferências encerrou à meia-noite desta quarta-feira, 31 de outubro. Quase ao cair do pano, os chamados três «grandes» anunciaram reforços.

O Sporting anunciou a contratação do sérvio Lazar Markovic. O extremo chega ao clube de Alvalade por empréstimo do Liverpool e vai reencontrar Jorge Jesus, com quem trabalhou no Benfica na época 2013/14. Já bem perto da meia-noite, o FC Porto confirmou que houve «fumo branco» pelo defesa francês Boly, recrutado ao Sp. Braga.

Ainda o ponto final na «novela» Rafa. O internacional português é mesmo reforço do Benfica e foi oficializado já de madrugada.

Mas esta quarta-feira não foi só dia de entradas. As últimas horas de mercado também foram aproveitadas para arrumar as respetivas casas.

O Maisfutebol faz um resumo daquilo que se passou neste último dia no Benfica, no Sporting e no FC Porto.

Uma das maiores novelas deste defeso chegou ao fim: Rafa é jogador do Benfica

BENFICA

Quem entrou? Rafa, pois claro! O avançado do Sp. Braga era o nome que faltava para fechar o plantel das águias. O negócio estava alinhado entre os bracarenses e o Benfica desde meados de agosto, mas o impasse, que envolveu o empresário António Araújo, arrastou-se até às últimas horas do mercado. O nome do Sporting ainda chegou a vir à baila mas Rafa vai mesmo rumar ao tricampeão nacional.

Quem saiu? Carcela deixou o Benfica e assinou por quatro anos pelo Granada. Já depois da meia-noite, o Sp. Braga anunciou as chegadas de Benítez (por empréstimo das águias) e de Rui Fonte, que se transfere para o Minho a título definitivo. Colocados ficaram Raphael Guzzo, Miguel Santos, Lolo Plá e Carlos Ponck, que rumaram a outras paragens a título definitivo.

Quem ficou ou ainda está por definir? O caso mais conhecido foi o de Adel Taraabt. Ainda não foi desta que os encarnados conseguiram colocar o marroquino que é um dos jogadores mais caros do clube da Luz. À procura de uma solução para a carreira está Ruben Amorim, 31 anos, depois de um empréstimo ao Al-Wakrah, do Qatar. O médio Pelé, que jogou na época passada no Paços de Ferreira, era um caso diferente: foi operado a uma fratura no pé, viu a transferência para o Wolverhampton abortada e vê adiada uma solução para o futuro. Chegou a ser ventilada a possibilidade de Salvio e Samaris deixarem a Luz, mas vão continuar às ordens de Rui Vitória.

SPORTING

Adrien agitou as águas, mas vai ficar em Alvalade

Quem entrou? Lazar Markovic. Contratação surpreendente do Sporting, que garantiu o extremo sérvio por empréstimo do Liverpool. Markovic, que brilhou em Portugal na época 2013/14 (e de onde saiu diretamente para os reds) procura relançar a carreira sob o comando do homem que lhe deu projeção no Benfica: Jorge Jesus. Ainda o brasileiro Elias, que foi (re)oficializado nos leões.

Quem saiu? Slimani foi oficializado no Leicester por 30 milhões de euros + 5 por objetivos. O argelino deixa mesmo Alvalade ao fim de três épocas. Daniel Podence e Iuri Medeiros foram emprestados a Moreirense e Boavista, respetivamente. E Labyad (lembra-se?): os leões conseguiram mesmo livrar-se de um jogador que auferia um salário elevado e que nunca foi opção regular. Está livre para procurar clube. Entretanto, Naldo foi oficializado no Krasnodar: entram 4,5 milhões de euros nos cofres dos leões.

Quem ficou ou ainda está por definir? O agente de Fabrice Fokobo esteve em Lisboa a negociar a saída do jogador, mas até esta quinta-feira de madrugada ainda não era conhecido destino para o camaronês. Adrien, que chegou a estar praticamente certo no Leicester, afinal fica em Alvalade.

FC PORTO

Negócio para a venda de Brahimi ao Everton foi por água abaixo

Quem entrou? Boly. O central francês proveniente do Sp. Braga era um namoro antigo, mas acaba por chegar ao dragão como uma espécie de plano B, depois de gorada a contratação de Mangala, que podia regressar à Invicta por empréstimo do Manchester City.

Quem saiu? Martins Indi rumou ao Stoke City por empréstimo e Reyes vai continuar em Espanha, mas desta vez no Espanhol de Barcelona. O guarda-redes Sinan Bolat foi cedido ao Nacional da Madeira, enquanto Ghilas rumou a Gaziantepspor. Ainda Gonçalo Paciência, que foi oficializado no Olympiakos de Paulo Bento, e Licá, que assinou pelo histórico Nottingham Forest por duas épocas.

Quem ficou ou ainda está por definir? Brahimi chegou a ser dispensado da concentração argelina para travar do futuro com o «novo clube». O Everton era o destino, mas o negócio acabou por não se concretizar e o internacional argelino vai continuar nos dragões pelo menos até janeiro de 2017. Juan Quintero e Raul Gudiño não têm espaço na equipa de Nuno Espírito Santo e o futuro de Helton continua a ser uma incógnita.