O mês de janeiro é sinónimo de mudanças nos plantéis de futebol, desde os campeonatos principais aos regionais. Retoques que, no meio de entradas e saídas, podem definir a segunda metade da temporada dos clubes e dos objetivos que estão inerentes.

VEJA AS MUDANÇAS NA ZONA SUL

No Campeonato de Portugal (CPP), a rampa de lançamento para as competições profissionais, há 16 equipas na luta pela promoção à II Liga da próxima época.

Em vésperas do arranque da fase de subida, no próximo domingo, o MaisFutebol conta-lhe o que mudou nas equipas do CPP da Zona Norte. Vejamos uma a uma, de São Paio de Merelim até Vildemoinhos:

ZONA NORTE

Merelinense: de regresso aos nacionais esta época, a equipa que tem como objetivo público chegar à I Liga garantiu duas caras novas para atacar a subida ao segundo escalão. O médio luso-suíço John Fragnoli chega do Bragança, onde apontou cinco golos em 17 jogos na primeira metade da época. O guineense Tijane Reis é reforço para o ataque: estava sem clube desde junho de 2016, quando se desvinculou do Estoril. Pelo contrário, o médio Jonas saiu.

AD Oliveirense: o clube famalicense da freguesia de Oliveira Santa Maria foi dos que mais mexeu na Zona Norte. Entraram o médio Fabinho (ex-Sp. Covilhã), o defesa Gil Dias, oriundo do Salgueiros, adversário da Oliveirense nesta fase e o experiente guardião de 37 anos Vítor Murta (ex-Trofense), que subiu à II Liga em 2014/15 pelo Famalicão. Saíram o defesa Lamine Ba e o médio Varela.

Amarante: terminou líder na Série B, aposta forte na promoção, mas fez poucas alterações no plantel para a segunda fase. O avançado de 20 anos, Rui Sampaio, rumou ao Vila Real. Entrou o defesa-esquerdo João Carneiro, que rescindiu contrato com o Fafe, clube pelo qual subiu à II Liga na última época.

Marítimo B: registam-se duas entradas: uma para a defesa e outra para o meio campo. Marcelo Prata, de 17 anos, representava o Moura e chega para o setor mais recuado. O guineense Mamadou Traoré chega para o miolo.

UD Oliveirense: o médio Oliveira e o avançado cabo-verdiano Edivândio são as duas contratações para a segunda metade da época. O guardião brasileiro Jeisson e o avançado Diogo Fonseca fazem o caminho contrário na equipa de Oliveira de Azeméis.

Salgueiros: também mexeu (e bem) para a fase de subida. Entraram os avançados Rachide Forbes (ex-Anadia), Tiago Silva (ex-Gondomar), o extremo Douglas chega por empréstimo do Boavista. O médio Patrick chega cedido pelo Moreirense, Rúben Neves (ex-Sanjoanense) também reforça o meio e ainda André Azevedo (ex-U. Leiria). Como visto acima, Gil Dias saiu para a AD Oliveirense. Além do defesa, saíram os avançados Djô Djô e Hernâni e Camará e o médio João Morgado.

Gafanha: quatro caras novas: o médio Tiago Jogo, emprestado pelo Feirense, o extremo Zé Pedro, cedido pelo FC Porto, o avançado Medic e o médio senegalês Mohamed Daf, ambos cedidos pelo Boavista. Caminho inverso para o guardião Vítor Nogueira e para quatro homens do setor ofensivo: Alex Dias, Rúben Silvestre, Tiago Dias e Óscar Lopes.

Lusitano Vildemoinhos: sem entradas ou saídas registadas até ao momento para a fase de subida.