O avançado Rafael Porcellis assinou contrato com o Leixões, anunciou o clube da II Liga de futebol, que já se tinha reforçado esta semana com Tino e Mohamed.

Em comunicado publicado na página oficial do clube na Internet, não é referida a duração do acordo com o avançado brasileiro que representava o União da Madeira, ao serviço do qual fez 22 jogos esta época, marcando apenas um golo na II Liga em 19 encontros, e com quem tinha rescindido.

Formado no Internacional de Porto Alegre, do Brasil, Porcellis, de 29 anos, estreou-se em Portugal em 2011, representando Fátima, Santa Clara, Feirense e União. Em 2014/15, passou pela Polónia.

Segundo o comunicado, Porcellis começa a treinar na próxima semana às ordens do técnico Daniel Kenedy.

Numa fase de acertos de plantel, o Leixões anunciou ainda que emprestou o avançado Gonçalo Gregório ao Farense e rescindiu amigavelmente os contratos com os jogadores Manuel José e Malele.

Num segundo comunicado, a SAD reagiu a «alguns rumores» sobre a existência de salários em atraso, garantindo que «desde o início da presente temporada até momento (o mês de dezembro já está pago) não tem havido qualquer atraso no que a este aspeto diz respeito».

«Apesar de ser uma obrigação normal (leia-se o pagamento de salários aos trabalhadores ser efetuado atempadamente), por ser verdade e porque tem circulado no últimos dias alguns rumores que podem prejudicar a atuação do Leixões no mercado e noutras áreas, a administração da SAD decidiu efetuar este esclarecimento», acrescenta o documento.

À entrada para a 21.ª jornada, em que terá como adversário o União de Madeira, no domingo, às 15:00, o Leixões ocupa o 21.º e penúltimo lugar da classificação, com 17 pontos.