Como é tradição, o mercado de transferências fecha na maioria dos países europeus no último dia do mês de agosto, mas há exceções relevantes neste defeso.

A janela de verão para os clubes da Premier League encerra já a 9 de agosto. A decisão foi aprovada em setembro do ano passado pela esmagadora maioria dos clubes do principal escalão do futebol inglês, cujos técnicos reclaramaram da instabilidade na preparação das equipas devido ao encerramento tardio do mercado.

Por isso mesmo, nesta época, a partir das 17h00 de 9 de agosto - quinta-feira que antecede o arranque do principal campeonato local - termina o período de contratações de jogadores para os 20 clube da Liga inglesa.

Em Itália, a Serie A segue o exemplo de Terras de Sua Majestade, mas com um prazo ligeiramente superior para contratações. É que o campeonato arranca a 18 de agosto, o que permite que clubes como a Juventus de Cristiano Ronaldo tenham até às 20h00 de dia 17 para efetuarem ajustes no plantel.

Nos restantes campeonatos do chamado top-5 - La Liga (Espanha), Ligue 1 (França) e Bundesliga (Alemanha) - as datas antigas mantêm-se: 31 de agosto, que permite mais margem de manobra mas que deixa, igualmente, alguns clubes mais sujeitos a perdas de última hora, situação que pode afetar os emblemas portugueses, cujo mercado encerra também no último dia deste mês.

Refira-se ainda que alguns mercados europeus mais periféricos mas com alguns clubes poderosos no plano financeiro, no caso o russo e o turco, fecham também a 31 de agosto, com o ucraniano a ficar aberto até 3 de setembro, o primeiro dia útil do próximo mês.

Fora do velho continente, o mercado chinês encontra-se nesta altura fechado, mas o da Arábia Saudita, onde está Jorge Jesus, permanece aberto até 23 de agosto, de acordo com informação disponibilizada pelo Sistema de Transferência da FIFA.