A janela de transferências de inverno chegou a meio, faltam duas semanas para fechar e para já está em lume brando. Animou no início, com milhões que chegaram da China, mas na Europa foram até agora poucas as transferências de dimensão. Portugal segue a tendência, para já num ambiente tranquilo. Dos grandes, apenas o Benfica fez uma contratação. E no sentido da saída também têm sido poucas as movimentações.

Os últimos dias da janela são normalmente pródigos em mexidas e há vários cenários sobre a mesa no caso dos três grandes, mas ainda assim este está a ser um mercado de janeiro com menos ruído do que o costume. E para já menos movimentações, como pode ver na lista no final deste artigo, que recolhe as entradas e saídas dos «grandes» em janeiro nas últimas cinco temporadas, contabilizando jogadores da equipa principal.

Na época passada, por esta altura, o Sporting já tinha assegurado  as contratações de Bruno César, Zeegelaar e o regresso de Ruben Semedo, que estava emprestado ao V. Setúbal, antes de ir buscar também Coates e Barcos, já mais para o fim da janela.  No Benfica Grimaldo tinha sido confirmado ainda em dezembro, o FC Porto tinha já contratado Suk e formalizaria dias depois as contratações de Marega e José Sá ao Marítimo, ainda que o grande negócio dos «dragões» neste período, a transferência de Imbula para o Stoke City (aliás um dos grandes negócios do mercado internacional de janeiro) apenas tenha acontecido no fim da janela de transferências.

Este ano, o Benfica também formalizou cedo a contratação de Hermés, lateral-esquerdo brasileiro de 22 anos que chegou à Luz depois de terminar contrato com o Grémio, para já a única entrada na Luz. É o capítulo de saídas que mais tem alimentado expectativas em relação ao Benfica, mas ainda sem nenhum negócio finalizado, excetuando a resolução, ainda que provisória, da situação de Adel Taarabt, cedido ao Génova.

O FC Porto começou o ano a excluir três jogadores das opções da equipa principal, mas apenas Evandro viu a sua situação já resolvida. O médio transferiu-se em definitivo para o Hull City, agora treinado por Marco Silva. Adrian Lopez e Sérgio Oliveira não entram nas opções de Nuno Espírito Santo, mas as suas situações ainda não estão resolvidas. A única entrada para já foi o regressado Kelvin. O herói da conquista do título em 2013 terminou o período de empréstimo ao São Paulo e já foi opção neste domingo no jogo com o Moreirense, tendo sido aliás recebido efusivamente pelo público no Dragão.

Veja todas as transferências da Liga até agora no mercado de janeiro

Quanto ao Sporting, depois de um mercado de verão que viu chegar muitas caras novas a Alvalade, a tendência deste janeiro é de contenção, mais do que nas épocas anteriores. Para já, as principais movimentações foram de saída. João Pereira rumou em definitivo ao Trabzonspor, Tanaka também deixou de ser jogador dos «leões», ele que já não esteve no clube na primeira metade da época.

A única entrada para já é outro regresso de empréstimo: o médio Palhinha, que estava cedido ao Belenenses. Em sentido contrário seguiu Spalvis, cedido ao clube do Restelo. Os «leões» também já fizeram regressar dois outros jogadores que estavam emprestados, Ryan Gauld e André Geraldes, depois do conturbado jogo em Setúbal para a Taça da Liga, mas o horizonte para ambos é novo empréstimo, à partida para o D. Chaves.

Lá por fora, mesmo o mercado chinês deu sinais de abrandamento, depois de vozes de alerta sobre uma bolha sem sustentação, e de terem sido aprovadas mesmo medidas mais restritivas em relação à utilização de jogadores estrangeiros. Mas o que fez a China nos primeiros dias de janeiro já deu para animar este mercado: foi buscar nomes consagrados como Oscar, Tevez ou Axel Witsel.

Na Europa, as transferências mais relevantes até agora foram as de Draxler, do Wolfsburgo para o PSG num negócio sem valores oficiais mas estimado em 40 milhões de euros, ou de Schneiderlin, do Manchester United para o Everton. O City também passou a contar com o brasileiro Gabriel Jesus, mas esse era um negócio consumado desde o verão.

As movimentações dos grandes no mercado de inverno nas últimas épocas:

2017*

Benfica

Entradas: Hermes (Grémio)

Saídas: Adel Taarabt (Génova)

FC Porto

Entradas: Kelvin (São Paulo)

Saídas: Evandro (Hull City)

Sporting

Entradas: João Palhinha (Belenenses)

Saídas: Spalvis (Belenenses), João Pereira (Trabzonspor), Tanaka (Vissel Kobe)

*até 16 de janeiro

2016

Benfica

Entradas: Grimaldo, Jovic, Alan Benitez

Saídas: Cristante, Djuricic, Clésio, Victor Andrade

FC Porto

Entradas: Suk, Marega e José Sá

Saídas: Cissokho, Osvaldo, Lichnovsky, Tello e Imbula

Sporting

Entradas: Bruno César, Zeegelaar, Coates, Barcos, Ruben Semedo

Saídas: Jonathan Silva, Diogo Salomão, Tanaka, Labyad, Montero, Boeck

2015

Benfica

Entradas: Mukhtar, Jonathan Rodríguez e Elbio Alvárez
Saídas: Enzo Pérez, Bernardo Silva, Carlos Martins, Nélson Oliveira, Jara, Yannick Djaló, Bebé, Hélder Costa, Yannick Djaló, Rui Fonte

FC Porto

Entradas: Hernâni
Saídas: Kelvin, Opare, Tiago Rodrigues

Sporting

Entradas: Ewerton

Saídas: Maurício, Heldon, Slavchev, Iuri Medeiros, Fokobo, Esgaio, Cissé, Chaby

2014

Benfica

Entradas: -

Saídas: Matic, Bruno Cortez, Ola John, Mitrovic

FC Porto

Entradas: Ricardo Quaresma e Abdoulaye

Saídas: Lucho Gonzalez e Izmailov

Sporting

Entradas: Shikabala, Heldon, Elias
Saídas: Jeffren, Rinaudo, Diogo Salomão, Cissé

2013

Benfica

Entradas: Rui Fonte, Diogo Rosado, Bryan Garcia

Saídas: Bruno César e Nolito

FC Porto

Entradas: Liedson e Izmailov

Saídas: Rolando, Iturbe, Miguel Lopes e Emídio Rafael

Sporting

Entradas: Miguel Lopes e Joãozinho

Saídas: Gelson Fernandes, Pranjic, Pereirinha, Elias, Carriço, Izmailov, Insua e Xandão

2012

Benfica

Entradas: Yannick Djaló e André Almeida

Saídas: Rúben Amorim e Rodrigo Mora

FC Porto

Entradas: Danilo, Lucho Gonzalez, Janko

Saídas: Guarin, Belluschi, Fucile e Walter

Sporting

Entradas: Xandão, Ribas e Renato Neto

Saídas: Luis Aguiar e Bojinov