Uma das grandes revelações da Premier League, o médio do Everton Ross Barkley, de 20 anos, vai continuar em Goodison Park pelo menos até final da temporada, apesar do interesse de alguns dos principais clubes ingleses, com destaque para o Manchester United. Quem o garante é o técnico dos «toffees», Roberto Martinez, depois de ser questionado se contava com o jogador para o resto da temporada: «Sim, totalmente. Não há sequer dúvidas. Não podemos lutar contra a forma como o futebol evoluiu, mas podemos decidir o tempo das coisas e agir sempre em defesa do clube. Já resistimos a propostas anteriormente e tudo o que acontecer daqui para a frente será no sentido de melhorar a equipa, em função de opções desportivas. Posso garantir que vai ser assim neste mês de janeiro», afirmou Martinez, que rejeitou também qualquer abordagem pelo lateral esquerdo Leighton Baynes.

Martinez tem feito do Everton a grande sensação da Premier League, virando o ano com a equipa no quarto lugar, a apenas cinco pontos do líder Arsenal. Ross Barkley, que completou 20 anos neste mês de dezembro, tem sido uma das revelações da temporada e já fez três jogos pela seleção principal. «Ele tem um contrato de longa duração. Foi um prazer vê-lo crescer na primeira metade da época, e acredito que a segunda vai ser ainda melhor. A estabilidade financeira permite-nos tomar decisões puramente desportivas, queremos aproveitar esta janela de mercado para chegarmos ao fim mais fortes do que começámos», afirmou Martinez.

O técnico foi menos categórico quanto às situações do internacional holandês John Heitinga e do avançado croata Nikica Jelavic, que pretendem deixar o clube de forma a terem mais tempo de jogo e hipóteses de participar no Mundial do Brasil. No entanto, Martinez não confirmou que Heitinga esteja perto de assinar pelo West Ham: «Não há nada de concreto quanto a esses jogadores, esta é uma fase delicada da temporada», concluiu.