É cada vez maior o número de treinadores portugueses a optar pelo estrangeiro para prosseguirem as respectivas carreiras. José Mourinho, no Inter de Milão, é o expoente máximo, mas Portugal conta com mais catorze técnicos espalhados pelo globo, entre os quais se destacam seis seleccionadores.
Confira aqui a lista de jogadores no Mundo
José Mourinho, o treinador mais bem pago de Itália, mesmo à frente das estrelas da Série A, encabeça uma lista que não tem paralelo a nível de clubes. O mais próximo é Paulo Duarte, treinador do Le Mans na liga francesa, funções às quais acrescenta a condução da selecção do Burkina Faso.
A dividir funções está também José Couceiro, entre a selecção da Lituânia e o clube turco do Gazientespor. Ainda na Europa encontramos António Conceição (Toni), à frente do contingente de portugueses do Cluj.
Alguns patamares abaixo, encontramos Paulo Sousa, a orientar o Swansea no segundo escalão do futebol inglês.
Os restantes treinadores estão distribuídos por clubes e selecções de África e do Médio Oriente. No continente africano destacam-se Manuel José, que trocou o Al-Ahly pela selecção de Angola, e Humberto Coelho, à frente dos destinos da Tunísia. Mas há ainda, além do já referido Paulo Duarte, João de Deus (Cabo Verde) e o inusitado caso de Eduardo Almeida que treina o African Lyon no campeonato da...Tanzânia.
No Médio Oriente, que conta com os atractivos petrodólares, encontramos quatro treinadores na Arábia Saudita, além de Manuel Cajuda que está nos Emirados Árabes Unidos.
Um fenómeno que tem vindo a ganhar força, ao contrário do número de jogadores que, este ano diminuiu pela primeira vez desde que a «geração de ouro» abriu as portas da Europa. O número de emigrantes vinha a crescer de forma acentuada desde o início da década, atingindo o seu pico máximo a temporada passada, com um total de 149 jogadores. Feitas as contas agora, no fecho do mercado de Verão, contámos apenas 128 jogadores portugueses a jogar no estrangeiro.
Lista de treinadores portugueses no estrangeiro
José Mourinho: Inter Milão (Itália)
António Conceição: Cluj (Roménia)
Paulo Sousa: Swansea (Inglaterra)
Humberto Coelho: seleccionador da Tunísia
José Couceiro: seleccionador da Lituânia (acumula com o Gazientepspor, da Turquia)
José Peseiro: seleccionador da Arábia Saudita
João de Deus: seleccionador de Cabo Verde
Manuel José: seleccionador de Angola
Paulo Duarte: seleccionador do Burkina Faso (acumula com o Le Mans, de França)
Jaime Pacheco: Al Shabab (Arábia Saudita)
José Rachão: Al Ittihad (Arábia Saudita)
Acácio Casimiro: Al Raed (Arábia Saudita)
Manuel Cajuda: Al Sharjah (EAU)
Eduardo Almeida: African Lyon (Tanzânia)
Número de jogadores portugueses na Europa nos últimos anos
2009/10: 128 jogadores
2008/09: 149 jogadores
2007/08: 133 jogadores
2006/07: 83 jogadores
2005/06: 75 jogadores
2004/05: 39 jogadores