A arte do treino de guarda-redes continua a ser desvalorizada em Portugal. Uma evidência que salta à vista na realidade da maioria dos clubes nacionais, mas que começa a ser combatida por alguns irredutíveis. Bom exemplo disto mesmo é a organização da primeira grande formação para técnicos desta vertente tão específica. Um evento a ter lugar entre os dias 4 e 8 de Junho.
Um passo em frente na evolução da área, explicado ao Maisfutebol por Hugo Oliveira prelector da formação e que é actualmente também o técnico de guarda-redes do Gil Vicente. «Até aqui nada foi feito deste género em Portugal. É por isso uma oportunidade única e inédita para abanar a nossa classe e a forma de trabalhar em Portugal».
Este curso irá estender-se ao longo de cinco dias e será dividido em duas fases. Nos dois primeiros, será dada especial atenção ao treino de formação dos guarda-redes. «Tentaremos explicar como criar um modelo num clube e consequentes especificidades técnicas próprias para cada idade», refere Hugo Oliveira. Nos restantes três dias, será dado especial ênfase aos profissionais das redes.
«No curso direccionado para profissionais vamos ter parte teórica e parte prática. Abordaremos a evolução nas metodologias de treino específico, em especial o treino sistémico dentro dos modelos de guarda redes e metodologia», explica um dos principais responsáveis pela acção. «Não é um curso com receitas ou verdades supremas, mas sim uma forma de juntar para que se discuta e faça evoluir o treino específico dos guarda-redes em Portugal».
De referir ainda que a formação terá lugar na cidade do Porto.